domingo, 24 de abril de 2016

As Duas Ordenanças: O Que Há de Comum Entre Elas?

Existem duas ordenanças apenas que foram dadas pelo Senhor Jesus para os que creem nele. Uma é o batismo, feito uma só vez na vida da pessoa. Outra é a ceia do Senhor, celebrada a cada primeiro dia da semana ou "dia do Senhor" como vemos os discípulos fazerem. Mas existe algo de comum nessas duas ordenanças que poucos percebem: o nome.

O batismo não é feito por uma organização ou clérigo, mas por um irmão em Cristo, e é a Jesus que a pessoa é batizada, e não a uma religião ou denominação. Os que "foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar" (1 Co 10:2) estavam identificados com Moisés. Os que foram batizados por João Batista ficaram identificados com João, e conheciam "somente o batismo de João" (At 18:25).

"João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus." (Jo 19:4-5). Repare que o batismo de João não era um batismo cristão, por isso as pessoas precisaram ser novamente batizadas "em nome do Senhor Jesus", ou seja, segundo a fórmula ensinada por Jesus em sua ordenança de batizar "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28:19).

Mas o que a ceia do Senhor tem a ver com isso? Isso mesmo, ela é do Senhor, e não da igreja X ou Y, ou do pastor A ou B. No batismo somos associados a Jesus e a tudo o que isso representa, e na ceia lembramos do Senhor e anunciamos sua morte. Assim como o batismo não é a uma religião ou denominação, mas "em nome do Senhor", a ceia deve ser celebrada como congregados "em nome do Senhor", e não em algum outro nome ou denominação religiosa. Agora você nunca mais vai se esquecer de que é a Jesus que somos batizados e é a Jesus que devemos estar congregados para celebrar a ceia.

E a "igreja A" ou "igreja B"? Elas não são "Jesus", são?
 
M. Persona

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares