sábado, 2 de abril de 2016

"Está na Bíblia!"

"Está na Bíblia!". Esta é uma frase que muitas pessoas usam para defender uma ideia, prática ou lei dizendo ser baseada na Bíblia, geralmente tentando justificar que algo do Antigo Testamento, que foi endereçado para o povo de Israel, é aplicável para os cristãos na presente era.

Não adianta dizer que algo está na Bíblia sem conhecer o contexto. Na Bíblia também está escrito: "Não há Deus" (Salmos 14:1). Mas se você for ler o versículo inteiro (o contexto), vemos do que se trata: "Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem."

É ignorância também achar que tudo o que está na Bíblia é endereçado diretamente aos cristãos. A maior parte da Bíblia (todo o Antigo Testamento e algumas partes dos Evangelhos) trata de um outro povo: os judeus. Não compreender ou ignorar a distinção entre a igreja (cristãos) e Israel (judeus) é não "manejar bem a Palavra da Verdade" (2 Tm 2:15). Esse "manejar bem", em outras traduções (como a versão mais utilizada em língua inglesa, a King James), pode ser traduzido como "dividir corretamente". É necessário "dividir corretamente a Palavra da Verdade" se quiser compreendê-la. E é claro, a compreensão verdadeira só pode vir do Espírito Santo, somente Ele (e não uma religião ou denominação e seus líderes) pode ensinar: "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (João 14:26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares