sábado, 18 de agosto de 2012

Gênesis 1

Leia em http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/1

Iniciamos uma jornada através das Escrituras. Iremos seguir os passos da vida de um crente... (1) salvação, (2) separação do mundo, (3) nossa vida como um sacerdote diante de Deus, (4) nossa vida como um crente neste mundo e (5) os pensamentos de Deus sobre nós e para nós. Estes 5 passos são como Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Com cada livro do Antigo Testamento, iremos então alternar com um livro do Novo Testamento que nos dá a doutrina cristã (ensino) para cada um destes 5 passos. E então iremos através da Bíblia alternando entre o Antigo e o Novo Testamento. Aprendemos a doutrina Cristã (ensino) apenas no Novo Testamento; mas vemos que as histórias do Antigo Testamento são figuras. "O Novo está oculto no Antigo... O Antigo está revelado no Novo". Leia 1 Co 10-11 vagarosamente. As coisas não apenas aconteceram para aquelas pessoas nos séculos antes do Senhor Jesus ter vindo ao mundo, mas o Antigo Testamento foi escrito como instrução e aviso para nós crentes hoje. Leia Sl 102:18

Começamos com Gênesis. Esta palavra significa "os princípios". Nos fala da primeira criação... o mundo natural. Então iremos ler Romanos. Quando uma pessoa recebe o Senhor Jesus como Salvador, ela é nascida de novo, tem um novo princípio... na nova criação. Romanos nos dá a verdade fundamental do Cristianismo. A primeira criação foi arruinada pelo pecado, a nova criação nunca pode ser estragada, pois ela foi formada pela morte e ressurreição de Cristo. A primeira criação é descrita por Deus como algo "muito bom" (Gn 1:31). O pecado a arruinou. Mas a nova criação que Cristo fez pela Sua morte e ressurreição tornou perfeito cada crente que faz parte dela (Hb 10:14). O pecado fechou o portão do paraíso terreno, mas o amor abriu a porta para o céu (Ap 4:1). 

A criação é obra dos dedos de Deus (Sl 8:3)... o castigo do ímpio é obra da mão de Deus (Sl 39:10)... a salvação é obra do braço de Deus (Sl 77:16).

Gênesis 1 
Repare nas quatro primeiras palavras da Bíblia. Deus criou maravilhosos céus e a terra. Na história da criação Deus conta ao homem (e a nós) tudo o que precisamos saber, nada mais. 

Gn 1:1 Não é difícil de entender o que Deus está nos dizendo sobre a maneira como Ele criou todas as coisas. Em contraste, a teoria (é apenas uma teoria - uma idéia) da evolução é terrivelmente complicada. Pela fé (crendo) entendemos (Hebreus 11:3). Este versículo descreve a criação original, e que pode ter ocorrido tremendos juízos que caíram sobre esta terra. Se assim foi, então poderia haver milhares ou milhões de anos entre o primeiro e o segundo versículos. E isto explicaria muito daquilo que o homem tem descoberto... carvão, petróleo, minerais, etc. Todavia, poderia ter acontecido de Deus haver criado estas coisas e as colocado ali, por assim dizer. Mas Ele não nos disse. 

Gn 1:3-31 Foram gastos seis dias literais para fazer essa obra (veja isto confirmado em Êxodo 20:11 e Hebreus 11:3). 

Gn 1:26 É naquele paraíso (jardim) que Deus introduz o primeiro homem... Adão. Os pensamentos de Deus sempre foram centralizados no homem (Provérbios 8:22-31). Adão e Eva não sabiam a diferença entre o bem e o mal... eles eram inocentes, e podiam desfrutar de Deus quando Ele descia para falar com eles. 

Norman Berry . Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares