sábado, 5 de março de 2016

A Religião de Caim e a Dependência de Abel

Caim é o típico homem religioso que acha que suas próprias obras podem agradar a Deus. Ele oferece a Deus o fruto da terra (que Deus tinha amaldiçoado) e também do próprio esforço.

Abel, por outro lado, reconhece que é necessário que haja derramamento de sangue para poder se achegar a Deus. Ele se reconhece pecador e que um animal deveria morrer em seu lugar para que pudesse se apresentar limpo do pecado, redimido, diante de Deus. Perceba que Caim não reconhece isso: ele se acha bom demais para alguém ter que morrer em seu lugar...

Abel também se lembra do episódio em que seus pais, Adão e Eva, pecaram e tiveram que prestar contas a Deus. Eles tinham feito túnicas de folhas para cobrirem sua vergonha diante de Deus. Eles tiveram que fabricar essas túnicas: fruto da obra do homem, que não tem valor pra Deus. E o que Deus faz? Dá aos dois túnicas de pele de animal. Um animal que obviamente teve que ser sacrificado. Dessa forma eles podiam estar diante de Deus.

Perceba que nos dois casos há um contraste: a obra do homem e a obra de Deus. O homem tenta fazer algo para parecer aceitável a Deus, e fabrica túnicas de folha e oferece a Deus o fruto de seu próprio trabalho. Já Deus provê um substituto para morrer no lugar do pecador.

"Sem derramamento de sangue não há remissão." (Hebreus 9:22)

Perceba também que os motivos de Caim são egoístas, tanto que matou seu irmão Abel por inveja. Assim é a religião humana: egoísta, pois acha que merece algo, e não que Deus oferece de graça. Acha que não tem pecado, e que não precisa de alguém que o salve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares