quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

O Maná

(Comentário Êxodo 16)

Contudo, como Israel estava debaixo da graça, as suas necessidades são supridas de uma maneira maravilhosa, como lemos no versículo 4, deste capítulo: "Então, disse o Senhor, a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus". Quando se achavam envolvidos pela nuvem fria da incredulidade, eles haviam dito: "Quem dera que nós morrêssemos por mão do Senhor, na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar!" Porém, agora Deus diz que lhes dará "pão dos céus". Abençoado contraste! Que diferença espantosa entre as panelas de carne, os alhos porros e as cebolas do Egito e este maná celestial— "o pão dos poderosos"! (Sl 78:25). Aquelas coisas pertenciam à terra, este pão era do céu.

Mas este alimento celestial era necessariamente, uma experiência da condição de Israel, como está escrito, "...para que eu veja se anda em minha lei ou não". Era preciso ter-se um coração separado das influências do Egito para se dar por satisfeito, ou apreciar "o pão dos céus". Com efeito, sabemos que o povo não se contentou com este pão, antes o desprezou, declarou-o "pão vil" e desejou carne.

Desta forma os israelitas mostraram quão pouco separados estavam os seus corações do Egito e como não estavam dispostos a andar na lei de Deus: "..em seu coração se tornaram ao Egito" (Atos 7:39).

Porém, longe de serem reconduzidos para ali, foram transportados, por fim, para além de Babilônia (Atos 7:43). Eis uma lição solene e salutar para os cristãos. Se aqueles que foram libertados deste presente século mau não andam com Deus com corações agradecidos, satisfeitos com a provisão que Ele fez para os remidos no deserto, estão em perigo de cair nos laços da influência de Babilônia. É uma reflexão muito séria, que requer gosto celestial para se poder alimentar do Pão do céu. A natureza não pode saborear um tal alimento; suspira sempre pelo Egito, e, portanto, deve ser sempre dominada. É nosso privilégio, como aqueles que foram batizados na morte de Cristo e ressuscitados "pela fé no poder de Deus" (Colossenses 2:12), alimentarmo-nos de Cristo como "o pão da vida que desceu do céu" (Jo 6:51).

C. H. Mackintosh

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares