terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

A Tenda da Congregação

(Comentário Êxodo 33 - MEDIAÇÃO E RESTAURAÇÃO)

O Senhor recusa acompanhar o seu povo à terra prometida: "...eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo obstinado, para que não te consuma eu no caminho" (versículo 3). No princípio deste livro, quando o povo estava na fornalha do Egito, o Senhor pôde dizer: "Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores". Porém, agora tem que dizer: "Tenho visto a este povo, e eis que é povo obstinado". Um povo afligido é objeto da graça, mas um povo obstinado é necessário que seja humilhado. O clamor de Israel oprimido havia obtido resposta por meio da manifestação da graça; mas o cântico idólatra de Israel deve ser atendido pela voz de severa repreensão.

"Povo obstinado és; se um momento subir no meio de ti, te consumirei; porém agora tira de ti os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer" (versículo 5). É só quando somos despojados dos atavios (ornamentos) da nossa natureza que Deus pode tratar conosco. Um pecador despido pode ser revestido; porém um pecador coberto de ornamentos deve ser despido. É necessário que sejamos despojados de tudo que pertence ao ego antes de podermos ser revestidos daquilo que pertence a Deus.

"Então, os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, ao pé do monte Horebe". Ali estavam, ao pé desse memorável monte; a sua festa e os seus cânticos haviam sido trocados por amargas lamentações, os seus atavios postos de parte, as tábuas da lei em pedaços. Tal era a sua condição, e assim Moisés se dispôs a agir imediatamente de acordo com isso. Agora já não podia reconhecer o povo no seu caráter corporativo de povo de Deus. A assembleia havia se contaminado inteiramente levantando um ídolo de sua própria fabricação no lugar de Deus — um bezerro em lugar do Senhor. "E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação." Assim o arraial (acampamento israelita) foi rejeitado como o lugar da presença divina. Deus já não estava ali, nem poderia estar, pois havia sido deposto por uma invenção humana. Um novo centro de reunião foi, pois, estabelecido. "E aconteceu que todo aquele que buscava o Senhor, saiu à tenda da congregação que estava fora do arraial".

Eis aqui um princípio precioso da verdade que a mente espiritual facilmente compreenderá. O lugar que Cristo ocupa agora é "fora do arraial" (Hebreus 13:13), e nós somos convidados a ir ao Seu encontro, "fora do arraial". É necessária muita submissão à Palavra de Deus para se poder saber exatamente o que significa realmente o arraial, e muito poder espiritual para se poder sair dele; e muito mais ainda para se poder, quando se está "longe", atuar a favor dos que estão dentro do arraial no poder combinado da santidade e da graça — a santidade que nos separa da contaminação do arraial e a graça que nos habilita a atuar a favor daqueles que estão dentro dele.

"E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois, tornava ao arraial, mas o moço Josué, filho de Num, seu servidor, nunca se apartava do meio da tenda". Moisés manifesta maior energia espiritual que o seu servo Josué. É muito mais fácil tomar uma posição de separação do arraial do que proceder acertadamente para com aqueles que estão dentro dele.
 
C. H. Mackintosh

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares