quarta-feira, 4 de março de 2020

A Obediência Implícita

(Comentário Êxodo 35-40 - A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO)
 
Em segundo lugar, quanto à obediência implícita do povo está escrito: "Conforme tudo o que o Senhor ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel toda a obra. Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o Senhor ordenara, assim a fizeram; então, Moisés os abençoou" (capítulo 39:42 a 43). O Senhor havia dado instruções minuciosas relativas a toda a obra do tabernáculo. Cada estaca, cada base, cada colchete, cada cordão estavam exatamente nos seus lugares. Não restou lugar algum para os recursos, para a razão ou para o senso comum do homem. O Senhor não delineou um plano deixando ao homem a tarefa de o completar; nem deixou nenhuma margem para o homem introduzir ajustes. De modo nenhum. "Atenta, pois, que o faças conforme ao modelo que te foi mostrado no monte" (Êxodo 25:40, 26:30; Hb 8:5). Isso não deixava lugar para invenções humanas. Se fosse permitido ao homem fazer uma simples estaca, essa estaca estaria, seguramente, fora de lugar, no parecer de Deus. Podemos ver em capítulo 32 o que "o buril" do homem produz. Graças a Deus, o buril não teve lugar no tabernáculo. Neste caso, eles fizeram precisamente o que lhes fora dito — nada mais, nada menos. Eis aqui uma lição proveitosa para a igreja professa! Existem muitas coisas na história de Israel que devemos procurar seriamente evitar: as suas murmurações de impaciência, os seus votos de legalismo, e a sua idolatria; porém na sua devoção e na sua obediência podemos imitá-los. Que a nossa devoção seja mais sincera e a nossa obediência mais implícita. Podemos afirmar com toda a segurança que, se tudo não tivesse sido feito conforme ao modelo mostrado "no monte", não poderíamos ler, no final do livro, que "então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo, de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem ficava sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo" (capítulo 40:34-35). O tabernáculo era, para todos os efeitos, conforme ao modelo divino, e, portanto, podia ser cheio da glória divina.

Existem tomos de instruções nesta verdade. Estamos sempre prontos a considerar a Palavra de Deus insuficiente até para os mínimos pormenores ao culto e serviço de Deus. Mas isto é um grande erro, erro que tem sido a origem de abundantes males e erros na igreja professa. A Palavra de Deus é amplamente suficiente para todas as coisas, quer seja no que se refere à salvação e conduta pessoal, quer no tocante à ordem e governo da assembleia. "Toda Escritura, divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16-17). Estas palavras resolvem toda a questão. Se a Palavra de Deus prepara um homem perfeitamente "para toda boa obra", segue-se, necessariamente, que tudo o que não se acha nas suas páginas não pode ser uma boa obra. Demais, recordemos que a glória divina não pode ligar-se com aquilo que não for conforme ao modelo divino.

C. H. Mackintosh

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares