quarta-feira, 25 de março de 2020

A Preparação do Sacrifício

(Comentário Levítico 1 - O HOLOCAUSTO)

"Então, esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços". O ato cerimonial de "esfolar" era particularmente expressivo. Era simplesmente remover a cobertura exterior, a fim de que o que havia no interior fosse totalmente revelado. Não era suficiente a oferta ser exteriormente "sem mancha", "as entranhas" deviam ser postas a descoberto para que cada músculo e cada juntura pudessem ser vistas. Era só no caso do holocausto que se mencionava especialmente esse ato. Isto está perfeitamente de acordo com o caráter dessa figura, e tende a fazer realçar a profundidade da devoção de Cristo ao Pai. Para ele, não era meramente uma obra superficial. Quanto mais se revelavam os segredos da Sua vida íntima, mais as profundidades do Seu ser eram exploradas, e tanto mais manifesta se tornava essa pura devoção à vontade do Pai, e o desejo sincero pela Sua glória. Estas eram as fontes de ação do grande Antítipo do holocausto. Ele foi seguramente o perfeito holocausto.

"E o partirá nos seus pedaços". Este ato apresenta uma verdade um tanto semelhante à que é ensinada no "incenso aromático moído(Levítico 16:12). O Espírito Santo deleita-se em se deter sobre a doçura e fragrância do sacrifício de Cristo, não só como um todo, como também em todos os seus mínimos pormenores. Considere o holocausto como um todo e vê-lo-a sem mancha. Considere-o em todas as suas partes separadamente e verá o mesmo. Assim era Cristo; e como tal é prefigurado nessa importante figura.

"E os filhos de Arão, os sacerdotes, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo. Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho, sobre a lenha que está no fogo em cima do altar". Isto era uma posição elevada para a família sacerdotal. O holocausto era totalmente oferecido a Deus. Era tudo queimado sobre o altar*; o homem não participava dele; mas os filhos do sacerdote Arão, sendo também sacerdotes, mantinham-se ao redor do altar de Deus contemplando a chama que se erguia do sacrifício aceitável em aroma suave. Era uma posição elevada — uma elevada comunhão — uma elevada ordem no serviço sacerdotal —, uma figura notável da Igreja em comunhão com Deus no que diz respeito ao perfeito cumprimento de Sua vontade na morte de Cristo. Como pecadores convictos, contemplamos a cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, e vemos nela aquilo que satisfaz todas as nossas necessidades. A cruz, neste aspecto, dá perfeita paz à consciência. Por isso, como sacerdotes, como adoradores purificados, como membros da família sacerdotal, nós podemos olhar para a cruz sob outra luz diferente: a completa consumação do santo propósito de Cristo de cumprir, até mesmo na morte, a vontade do Pai. Como pecadores convictos, permanecemos junto ao altar de cobre, e encontramos paz por meio do sangue da expiação; mas, como sacerdotes, permanecemos ali para observar e admirar a completude daquele holocausto — a perfeita rendição e apresentação a Deus d'Aquele que era sem mancha.

{* É talvez conveniente, no que diz respeito a este ponto, informar o leitor que o vocábulo hebraico traduzido por "queimado" no caso do holocausto é inteiramente diferente daquele que é empregado na expiação do pecado. Vou citar, devido ao interesse peculiar do assunto, algumas passagens em que ocorre cada uma dessas palavras. A palavra usada no holocausto significa "incenso" ou "queimar incenso", e ocorre nas seguintes passagens numa ou noutra das suas diferentes inflexões: Levítico 6:15"... e todo o incenso... e o acenderá sobre o altar". Deuteronômio 33:10"Puseram incenso no teu nariz, e o holocausto (sacrifício queimado) sobre o teu altar"Êxodo 30:1: "E farás um altar para queimar o incenso".  Salmos 66:15: "holocaustos (sacrifícios queimados) gordurosos com incenso de carneiros". Jeremias 44:21: "... o incenso que queimaste nas cidades de Judá". Cantares 3:6: "... colunas de fumo, perfumada de mirra, de incenso". As passagens podiam multiplicar-se, porém estas bastam para mostrar o uso da palavra que ocorre no holocausto.

A palavra hebraica traduzida por "queimar", em ligação com a expiação do pecado, significa queimar, em geral, e aparece nas seguintes passagens: Gênesis 11:3"... façamos tijolos, e queimemo-los bem". Levítico 10:16"E Moisés diligentemente buscou o bode da expiação e eis que já era queimado". 2 Crônicas 16:14, "... e fizeram-lhe queima mui grande"

Assim, a oferta por expiação do pecado não só era queimada num lugar diferente, como é adotada uma palavra diferente pelo Espírito Santo para expressar o ato pelo qual era consumida. Ora, nós não podemos imaginar, nem por um momento, que esta distinção seja uma mera troca de palavras, cujo emprego é indiferente. Creio que a sabedoria do Espírito Santo é tão manifestada no emprego das duas palavras como em qualquer outro ponto de diferença entre as duas ofertas. O leitor espiritual não deixará de dar o próprio valor a essa interessante distinção.}

C. H. Mackintosh

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares