sexta-feira, 27 de março de 2020

Uma Figura da Cruz em Relação com Deus

(Comentário Levítico 1 - O HOLOCAUSTO)

Teríamos uma ideia muito imperfeita do mistério da cruz, se nela víssemos somente aquilo que satisfaz as necessidades do homem como pecador. Havia profundidades nesse mistério que só a mente de Deus podia aprofundar. E, por isso, é importante ver que, quando o Espírito Santo nos apresenta figuras da cruz, dá-nos, em primeiro lugar, aquela que no-la mostra em relação com Deus. Isto seria suficiente para nos ensinar que há alturas e profundidades na doutrina da cruz que o homem nunca poderia atingir. Pode aproximar-se da fonte de alegria e beber para sempre — pode satisfazer as mais veementes aspirações do seu espírito — pode explorá-la com todos os recursos da sua nova natureza; mas, depois de tudo, existe na cruz aquilo que só Deus pode apreciar. É por isso que o holocausto ocupa o primeiro lugar. Tipifica a morte de Cristo vista e apreciada somente por Deus. E certamente, podemos dizer que não poderíamos passar sem uma tal figura; porque não só nos dá o aspecto mais elevado da morte de Cristo, como também um pensamento precioso referente ao interesse particular que Deus tinha nessa morte. O próprio fato de Deus ter instituído um tipo (figura) da morte de Cristo, o qual devia ser exclusivamente para Si, contém um volume de instrução para a mente espiritual.

Mas apesar de nem os anjos nem os homens poderem jamais sondar perfeitamente as profundezas espantosas do mistério da morte de Cristo, nós podemos, pelo menos, discernir algumas das suas características, que a fazem mais do que preciosa para o coração de Deus. É da cruz que Ele recolhe a mais rica glória. De nenhuma outra maneira teria sido tão glorificado como pela morte de Cristo. É na entrega voluntária que Cristo fez de Si mesmo à morte que a glória divina resplandece em todo o seu fulgor. Sobre ela foi posto também o fundamento sólido de todos os desígnios divinos. Isso é uma verdade muito consoladora. A criação nunca poderia ter oferecido um tal fundamento. Além disso, a cruz oferece um justo canal através do qual o amor divino pode fluir. E, finalmente, pela cruz, Satanás é confundido para sempre, e "os principados e potestades" foram publicamente expostos (Colossenses 2:15). Esses são os gloriosos frutos resultantes da cruz; e, quando pensamos neles, podemos ver a razão por que era preciso que houvesse um tipo da cruz exclusivamente para Deus, e também a razão por que esse tipo devia ocupar uma posição eminente -- devia estar no topo da lista das ofertas. E deixe-me dizer que teria havido uma falta grave entre os símbolos (figuras) se faltasse o holocausto; e haveria também uma omissão lamentável nas páginas inspiradas se tivesse sido omitido o registro desse símbolo.

C. H. Mackintosh

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares