terça-feira, 31 de março de 2020

A Lei do Holocausto

(Comentário Levítico 1 - O HOLOCAUSTO)

"Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto: o holocausto será queimado sobre o altar toda a noite até pela manhã, e o fogo do altar arderá nele. E o sacerdote vestirá a sua veste de linho, e vestirá as calças de linho sobre a sua carne, e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto ao altar. Depois, despirá as suas vestes, e vestirá outras vestes, e levará a cinza fora do arraial para um lugar limpo. O fogo, pois, sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará" (Levítico 6:8-13). O fogo no altar consumia o holocausto e a gordura da oferta pacífica. Era a própria expressão da santidade divina que encontrou em Cristo e no Seu perfeito sacrifício um elemento próprio para se alimentar. Esse fogo não devia nunca se extinguir. Tinha de haver manutenção perpétua daquilo que representava a ação da santidade divina. No meio das trevas e vigílias silenciosas da noite o fogo ardia sobre o altar de Deus.

"E o sacerdote vestirá a sua veste de linho". Aqui, o sacerdote toma, em figura, o lugar de Cristo, cuja justiça pessoal é representada pela veste de linho. Havendo-se entregado a Si mesmo à morte de cruz, a fim de cumprir a vontade de Deus, entrou no céu com a Sua própria justiça, levando consigo os sinais de ter completado a Sua obra. As cinzas atestavam que o sacrifício estava consumado e que havia sido aceito por Deus. Essas cinzas, postas ao lado do altar, indicavam que o fogo tinha consumido o sacrifício — que era um sacrifício não apenas completo, como também aceito. As cinzas do holocausto declaravam a aceitação do sacrifício. As cinzas da expiação do pecado declaravam que o pecado fora julgado.

Muitos dos pontos que temos estado a considerar reaparecerão perante nós no decorrer do estudo dos sacrifícios com mais clareza, precisão e poder. Postas em contraste umas com as outras, as ofertas adquirem mais relevo. Consideradas em conjunto dão-nos uma visão completa de Cristo. São como espelhos dispostos de tal maneira que refletem, sob diferentes aspectos, a imagem do verdadeiro e único sacrifício perfeito. Nenhuma figura por si só pode representá-Lo em toda a sua plenitude. É necessário contemplá-Lo na vida e na morte como Homem e como Vítima em relação com Deus e conosco; e é assim que no-Lo apresentam os sacrifícios de Levítico. Deus, que satisfez misericordiosamente as necessidades das nossas almas, permita que a nossa inteligência seja também iluminada para compreendermos e desfrutarmos daquilo que nos preparou.

C. H. Mackintosh

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares